Diário da artista residente Rachel Falcão

Fotos: Rachel Falcão

 

FIOTIM – O Museu em Movimento

Caravana “No Coração do Brasil”

Residência Artística CARONA

Foto 4 Foto 3 Foto 2

Pirapora / MG – 21 a 23 de julho de 2016

 

De repente, um peixe saltando no ar! A marca registrada de Pirapora anuncia a cidade-orla.

Aqui, as pessoas vivem a presença do rio, que apesar de magro por essas bandas, ainda ecoa seu canto nas noites, como se mar fosse.

De bicicleta, a trupe sai pelas ruas da cidade distribuindo cartazes. Pra nossa surpresa, as pessoas falam conosco: “Já estamos sabendo! Nos avisaram pelo whatsapp e já repassamos pra toda a família!” A comunicação via rede flui com eficiência por essas bandas!

No dia da apresentação, nossa instalação performática se soma aos eventos da Praça, toda ornamentada com bandeirinhas coloridas. O Festival Gastronômico nos abraça; o coreto vira palco pra performance de Mary Diadorina e um drone, que nos filma, vira pássaro de fogo (nave do Senhor das Estrelas) na contação de histórias de Kalungué.

Diante de toda a exuberância do FIOTIM, das múltiplas facetas de Jorge K e sua trupe e dos brinquedos-objetos relacionais, um pai, com o filho pequeno no colo, se declara: “Isso não é pra criança, não; é pra adulto! Faz a gente voltar no tempo!” Ao que outro completa, voltando-se para o filho rapazinho: “Essa brincadeira aqui é coisa muito séria!”

Rachel Falcão