fiotim_1

O Museu

O Museu

FIOTIM – O Museu em Movimento – é uma Fábula-Instalação criada pelo artista mineiro Jorge Fonseca.

Nela, um camelô visita um importante museu em Minas Gerais – o Inhotim – e, presenciando encantado uma verdadeira romaria, descobre ali uma oportunidade de mudar de vida. A partir de então, esse ‘arteiro viajante’ se lança na missão de fazer miniaturas de tudo o que viu. Mesmo sem entender nada daquilo e dispor de poucos recursos, produz, à sua maneira, uma série de souvenirs – imitações dos objetos de adoração – visando ‘tirar proveito’ da fé, da devoção e da comoção que envolve aqueles romeiros contemporâneos, que adentram o paraíso pós-moderno, ávidos por progresso espiritual, sabedoria e conhecimento – a Luz. Nem o rico e exuberante paisagismo do museu visitado escapa ao seu ‘olhar de rapina’. Por sua vez, este personagem ganha um nome – Jorge K –, uma ‘biografia’, personalidade própria e um visual altamente cativante. Torna-se uma performance e se transforma numa atração a mais neste envolvente universo criado por Fonseca. Jorge K até compõe um cordel – “A Proeza do Mineirim” – onde conta a sua história.

As principais referências utilizadas pelo artista na construção desse projeto foram os mascates (camelôs de outrora) e os ‘Gabinetes de Curiosidades’ (pequenos circos sobre rodas, que em tempos antigos percorriam cidades do interior, levando ao público uma exposição de raridades, novas descobertas, além de objetos considerados estranhos na época). É sabido que os “Gabinetes de Curiosidades” foram os precursores dos museus.

O trabalho inicial, que era pra ser uma simples barraca de camelô, foi crescendo e se transformou em um trailer, que abriga uma grande instalação (com ares de circo e parque de diversões, com direito a jardins, aves, paisagens, fontes e muito sonho), perpassada por uma fina ironia, que o artista vem destilando ao longo de vinte anos de intensa produção. Nesse truck cheio de truques, o artista percorre o Brasil, parando em lugares improváveis e gerando acontecimentos inusitados.
FIOTIM é, acima de tudo, uma exaltação à Arte e seus artistas geniais.
Um obra que te ‘tira pra dançar’.

Sejam bem vindos ao fabuloso mundo de Jorge Fonseca!
Ou seria Jorge K?

Manifesto FIOTIM

Poetários, uni-vos!

Pelo Amor, como prenúncio de toda e qualquer relação.
Por uma Arte festiva e companheira.
Por um mágico realismo, mas sem ismos.
Por uma escola de arte que não ensine arte, mas que forme Artistas.
Pelo labor da lábia.
Por uma certeza dúbia.
Pelo exercício da possibilidade.
Pelo profano privilegio de errar.
Pelo sagrado direito à heresia.
Viva a diversidade e a mistura! Todas as manifestações num só intuito: arte-ar.
Contra a elegia e a lenga-lenga vigente.
Pela caçoada em cima da realidade ultrajante.
Pela preposição de relações consoantes.
Contra a sub-existência altruística.
Pelo estabelecimento de uma vinculação mercadológica com contrapartida
Ante um caminho só de ida.
Pelo Artista no centro do palco, de cetro na mão e sem nariz de palhaço,
Rodeado por curadistas, galeristas e decoristas… estando esses últimos perfilados, 10 cm abaixo da linha de visada do Artista – um tanto quanto distanciados, porém não muito.
E hoje tem marmelada? – Tem não, sinhô!
“A alegria é a prova dos nove”
Fruidores da geleia geral, tomai e comei.
Let’s dance!
O FIOTIM é a Tropicália que faltava.
Mas, pay attention:
O movimento é sexy!

Jorge K

Galeria de Arte

Conheça o acervo em exposição permanente na Galeria de Arte do FIOTIM.
Releituras de artistas consagrados mundialmente, que encantam e instigam a imaginação do público visitante.


Parque Everland

O FIOTIM tem como premissa a busca da aproximação e do contato intenso com o público. E por acreditar que esse contato deve possibilitar, além da reflexão, o prazer e a alegria, criou EVERLAND, um verdadeiro parque de diversões, composto por vários ‘Objetos Estéticos Relacionais’. Com eles as pessoas interagem, se divertem e se relacionam numa verdadeira experiência artística.

Performances

As performances surpreendem, cativam e provocam o público. Jorge K – o ‘Arteiro Viajante’, surge entre névoas, dança, declama seu ‘Cordel’, apresenta a todos as maravilhosas invenções de artistas universais, canta e conta em prosa e verso as incríveis proezas de seu universo fantasioso. Como um mestre de cerimônias, comanda a festa e apresenta as atrações do dia.

Outras Manifestações

Eventos incorporados e acontecimentos artísticos enriquecem a nossa programação e promovem a integração das várias manifestações artísticas, levando poesia, alegria e cultura às comunidades visitadas.

  • Oficinas de Arte
  • Exposições
  • Intervenções
  • Ações
  • Música
  • Teatro
  • Cinema
  • Literatura
  • Circo
  • Dança